A sua melhor opção em LUBRIFICANTES
PNEUS e FILTROS!
QUALIDADE GARANTIDA, SEMPRE.
Facebook
Loja Paragominas: (91) 3729-3764
Loja Belém: (91) 3259-0600

Grupo Roda Viva

Notícias

COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

Tenho quase certeza que você já fez essa pergunta após abastecer ou até mesmo quando viu os gastos com seu automóvel no final do mês: Como eu faço para economizar mais combustível? Para conseguir economizar combustível, não há muitos segredos, apenas um pouco de técnica e cuidado com seu carro.

O primeiro passo para deixar seu carro mais econômico é realizar a manutenção preventiva periodicamente, verificando bicos injetores, nível de emissão de gases, sonda lamba (sensor de oxigênio), bomba e filtro de combustível e até calibragem de pneus.

Um problema na sonda lambda pode causar leitura errada pelo módulo da injeção, então ele vai fazer a bomba mandar mais combustível para o motor, aumentando assim o seu consumo e a emissão de gases. Com o excesso de combustível, pode acontecer que os bicos injetores acumulem mais sujeira, além do aumento no nível de carbonização.

Sabe quando o fabricante de pneus recomenda que a calibragem esteja sempre correta? Isso também influência no consumo, já que pneus “murchos” exigem mais força do motor e conjunto de transmissão. Um pneu bem calibrado deixa o motor mais livre e gastando menos álcool/gasolina.

Aproveitando que falei sobre pneus, o mesmo vale para tamanho de rodas. Rodas grandes exigem maior torque para que o carro saia do lugar, rodas pequenas fazem com que o carro ganhe velocidade mais rápido. Respeite as especificações do fabricante e deixe seu veiculo com rodas dentro de um padrão aceitável. Não vá reclamar que seu Celta 1.0 com rodas 17″ está consumindo muito!

Eu sempre recomendo que seja feita uma verificação completa no veículo a cada seis meses. Existe aquela galera que prefere fazer uma vez por ano, mas tanto em condições de uso extremo, quanto condições de pouco uso, se precaver nunca é demais.

Se uma revisão completa ficar muito cara, faça pelo menos o básico. Uma verificação com scanner, limpeza de bicos, verificação no filtro de combustível e emissão de poluentes. Correias na tensão correta e ar-condicionado funcionando perfeitamente também garantem um motor trabalhando sem esforços extras.

Aprenda a usar o bendito acelerador. Arrancadas bruscas, trocas de marchas fora das rotações ideais e “pé no porão” o tempo todo mandam sua gasolina e seu dinheiro pro espaço. Saber usar corretamente o veiculo pode trazer uma economia de até mil reais por ano só em combustível, fora os componentes mecânicos. Fique ligado e pare de gastar!

 

01/11/2013
Voltar